Cuiabá, 25 de Julho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09:22 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09h:22 - A | A

APÓS REUNIÃO

16 deputados já apoiam chapa de Max e Janaina Riva para comandar Assembleia

O apoio foi firmado em reunião realizada na casa do deputado estadual Dr. Eugênio, na última quarta-feira

Rdnews

Dezesseis dos 24 deputados estaduais  já consolidaram apoio à candidatura  de Max Russi (PSB) e    Janaina Riva (MDB) para Presidência e  1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa  para o biênio 2025-2026. O apoio foi firmado em reunião realizada  na casa do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), na última quarta-feira (26).

Segundo o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), na reunião foi discutido também a participação de demais parlamentares nas decisões da Mesa Diretora  para que   não sejam tomadas apenas pelos dois cargos principais.

Na reunião foi debatida  a participação dos deputados apesar  do regime presidencialista que só manda o presidente e o   1º secretário. O grupo quer a participação de todos por igual. A Mesa Diretora tem que ser composta por deputados que vão ter direito a falar, a dar opinião e não do jeito que é hoje que só manda Max e Botelho”, disse Júlio em entrevista.

Júlio, que já demonstrou interesse em disputar a presidência, mas acabou recuando, disse que a principio não existe outra chapa para disputar com Max, mas que pode acontecer, caso as reivindicações não sejam atendidas.

“A partir da nova legislatura o pau vai quebrar lá, todo mundo vai participar. Essa é a reivindicação se não pode ter uma chapa alternativa, mas todo mundo apoia o Max e a Janaina, desde que seja tomada algumas decisões”, concluiu.

Atualmente a Mesa é composta por sete cadeiras, composta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), como presidente; Max Russi (PSB), 1º secretário; Janaina Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário. 

O cargo de 1º secretário é o segundo mais importante da Mesa, ficando atrás apenas da presidência. O 1º secretário é responsável pelo orçamento do Legislativo estadual, que hoje gira em torno de R$ 700 milhões.

A eleição está prevista para setembro e contará com quatro novos cargos: dois de vice-presidente e dois de secretário.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]