Dezesseis dos 24 deputados estaduais já consolidaram apoio à candidatura de Max Russi (PSB) e Janaina Riva (MDB) para Presidência e 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026. O apoio foi firmado em reunião realizada na casa do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), na última quarta-feira (26).
Segundo o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), na reunião foi discutido também a participação de demais parlamentares nas decisões da Mesa Diretora para que não sejam tomadas apenas pelos dois cargos principais.
Na reunião foi debatida a participação dos deputados apesar do regime presidencialista que só manda o presidente e o 1º secretário. O grupo quer a participação de todos por igual. A Mesa Diretora tem que ser composta por deputados que vão ter direito a falar, a dar opinião e não do jeito que é hoje que só manda Max e Botelho”, disse Júlio em entrevista.
Júlio, que já demonstrou interesse em disputar a presidência, mas acabou recuando, disse que a principio não existe outra chapa para disputar com Max, mas que pode acontecer, caso as reivindicações não sejam atendidas.
“A partir da nova legislatura o pau vai quebrar lá, todo mundo vai participar. Essa é a reivindicação se não pode ter uma chapa alternativa, mas todo mundo apoia o Max e a Janaina, desde que seja tomada algumas decisões”, concluiu.
Atualmente a Mesa é composta por sete cadeiras, composta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), como presidente; Max Russi (PSB), 1º secretário; Janaina Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário.
O cargo de 1º secretário é o segundo mais importante da Mesa, ficando atrás apenas da presidência. O 1º secretário é responsável pelo orçamento do Legislativo estadual, que hoje gira em torno de R$ 700 milhões.
A eleição está prevista para setembro e contará com quatro novos cargos: dois de vice-presidente e dois de secretário.