Um booster - equipamento que aumenta a pressão da água - do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do Parque São João, em Várzea Grande, foi incendiado nesta segunda-feira (24), possivelmente por vândalos. O incêndio prejudicou a distribuição de água em seis bairros do município. O DAE tem sido alvo de vandalismos desde a posse da prefeita Flávia Moretti (PL).
Os bairros diretamente afetados são:
- Dom Diego;
- Engordador;
- Jardim das Oliveiras;
- Ipanema;
- São João;
- Unipark.
De acordo com o DAE, o booster é essencial para garantir a distribuição de água da região, diante disso, uma equipe técnica apura as causas do incêndio "para definir a melhor forma de restabelecer o funcionamento do equipamento o mais rápido possível". Ainda segundo o departamento, estão sendo estudadas alternativas emergenciais para garantir o abastecimento desses bairros enquanto o equipamento passa por manutenção.
Segurança e monitoramento das instalações
Em entrevista a TV Vila Real, nesta terça-feira (25), o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Juliano Lemos, afirmou que alguns dos suspeitos de vandalismo já foram identificados e que ainda não foram detidos, pois o caso está em fase de investigação. “Já temos catalogados alguns desses vândalos e estão sendo tomadas as devidas providências”.
Por meio de nota, o DAE afirmou que está investindo na aquisição de câmeras de monitoramento para proteger suas instalações. "Essa ação ocorre tanto por meio do programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública, quanto em parceria com a secretaria municipal de Viação, Obras e Urbanismo. Contudo, como qualquer aquisição pública, o processo depende de licitação e trâmites legais".
A população pode contribuir denunciando qualquer atividade suspeita pelo WhatsApp da Guarda Municipal: (65) 98464-8931.