A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação STOL para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas por meio de aeronaves de pequeno porte. A investigação identificou atuação do grupo em diversos estados, incluindo Mato Grosso.
Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia. As ordens judiciais foram executadas em Porto Velho (RO), Campinas (SP), Itaituba e Santarém (PA), além de Sinop, em Mato Grosso.
As apurações apontaram que o grupo utilizava avionetas para o transporte de grandes carregamentos de entorpecentes, contando com pilotos diretamente ligados ao esquema e com uma estrutura organizada de apoio logístico, financeiro e operacional.
No decorrer das investigações, a Polícia Federal vinculou a organização a três grandes apreensões de drogas: cerca de 430 quilos em Humaitá (AM), aproximadamente 22 quilos em Lábrea (AM), remanescentes de uma carga após a queima de uma aeronave, e quase 480 quilos em Machadinho d’Oeste (RO).
Além das prisões, a operação resultou no sequestro de bens de alto valor, como imóveis em condomínios de luxo, veículos de alto padrão e aeronaves, com o objetivo de enfraquecer financeiramente a organização criminosa e interromper o fluxo de recursos do tráfico.
Os investigados poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos. A Polícia Federal segue com as investigações.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)









