Cuiabá, 11 de Novembro de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Polícia Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 09:01 - A | A

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024, 09h:01 - A | A

OPERAÇÃO BILANZ

PF deflagra operação e apura crimes envolvendo ex-gestão da Unimed

Os agentes cumprem seis mandados de prisão temporária contra ex-administradores e prepostos da entidade

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) deflagraram nesta quarta-feira (30) a Operação Bilanz, que tem como foco esclarecer possíveis irregularidades envolvendo a Unimed Cuiabá, no quadriênio 2019-2023, durante a gestão Rubens de Oliveira. Ele e o ex-CEO Eroaldo Oliveira estão entre os alvos da ação. Atualmente, cooperativa é administrada pelo médico urologista Carlos Bouret, que realizou auditoria que revelou o rombo na Unimed Cuiabá.

Segundo o MPF, estão sendo apurados os crimes de falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os agentes cumprem seis mandados de prisão temporária contra ex-administradores e prepostos da entidade. Além disso, também são cumpridas ordens de busca e apreensão, afastamento de sigilos telemático, financeiro e fiscal, além do sequestro de bens dos investigados.

As diligências estão sendo cautelosamente executadas pela Polícia Federal nos estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Conforme o MPF, a investigação identificou indícios de práticas ilícitas relacionadas à gestão financeira e administrativa da entidade, incluindo a apresentação de documentos com graves irregularidades contábeis à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que ocultaram um déficit de cerca de R$ 400 milhões no balanço patrimonial da entidade em 2022.

O MPF e a Polícia Federal reafirmam seu compromisso com o combate à criminalidade econômico-organizada e a promoção da integridade na administração de operadoras de saúde. As autoridades manterão o público informado sobre os desdobramentos da operação, respeitando os limites legais de divulgação.

O nome da Operação Bilanz, termo em inglês, significa balanço patrimonial, fazendo alusão às fraudes contábeis e documentais que a gestão da Cooperativa realizou durante a gestão de 2019-2023.

Caso

Uma auditoria realizada pela atual gestão revelou que o ex-presidente da Unimed Cuiabá, Rubens de Oliveira, que presidiu a Unimed Cuiabá por sete anos seria o responsável pela fraude fiscal de aproximadamente R$ 400 milhões na Unimed Cuiabá.

O rombo teria ocorrido em 2022 durante a gestão do ex-presidente Rubens, do ex-CEO Eroaldo Oliveira e do ex-presidente do Conselho de Administração, João Bosco de Almeida Duarte. E desde setembro de 2023,  Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instaurou regime de direção fiscal na operadora Unimed Cuiabá Cooperativa de Trabalho Médico. 

Reprodução

operacao BILANZ unimed cuiaba (6).jpeg

 

Reprodução

operacao BILANZ unimed cuiaba (7).jpeg

 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]