Cuiabá, 21 de Maio de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Polícia Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 16:30 - A | A

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 16h:30 - A | A

OPERAÇÃO FINAL DE ANO

Corpo de Bombeiros Militar intensifica ações preventivas para segurança durante período de festas

Equipes especializadas atuam em pontos estabelecidos em locais onde há maior concentração de pessoas

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) intensificou até o dia 2 de janeiro as ações preventivas em todo o estado para reforçar a segurança da população e prevenir acidentes no período de festividades de final de ano. A “Operação Final de Ano” segue até o dia 2 de janeiro.

Durante a operação, o CBMMT conta com um efetivo reforçado e equipes especializadas em diferentes áreas, como prevenção e combate a incêndios, resgate e salvamento, e atendimento pré-hospitalar.

Estrategicamente, foram estabelecidos pontos de atuação em locais de maior concentração de pessoas, tais como áreas turísticas, praias, praças e eventos públicos.

“Com a chegada das festas e confraternizações de final de ano, é comum observar uma maior concentração de pessoas em lugares públicos, o que demanda uma atenção redobrada com a segurança  dos cidadãos. Portanto a presença ativa nesses locais é essencial para garantir a prevenção de possíveis ocorrências”, destacou o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges Ferreira.

Orientações

Entre as orientações do Corpo de Bombeiros para esse período de festas está o cuidado com o manuseio de fogos de artifício. O uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade. 

O ideal é não soltar fogos em casa para evitar acidentes, mas, se quiser fazê-lo, nunca o faça em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para a sua segurança e a dos outros, seguindo à risca as instruções da embalagem. 

O material não deve ser manejado próximo a aglomerações – é fundamental procurar um local mais afastado, pois muitos acidentes acontecem devido a falhas ou efeito retardo dos fogos de artifício, tão menos próximo a rede de energia elétrica, a hospitais e a locais de concentração de público. 

Além disso, não acenda bombas na mão. Utilize uma base segura e o acenda com segurança. 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]