O brigadista Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (25), após um incêndio registrado no território indígena Capoto Jarina, em São José do Xingu (953 km de Cuiabá).
Uellinton teria morrido em decorrência de queimaduras.
O brigadista estava desaparecido desde a manhã de domingo (25). Ele havia desaparecido durante atividades de combate a um incêndio florestal na área indígena.
Segundo informações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o corpo foi encontrado a cerca de 1 km da linha de defesa contra o fogo instaurada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Uellinton, que integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília, atuava no Prevfogo desde 2024. O grupo de combate realiza atividades em todo o território nacional.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ueliton atuou de 2021 a 2024 como brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por meio de uma nota, o Ministério do Meio Ambiente expressou condolências e afirmou que prestará assistência no caso. “O MMA e o Ibama prestam toda assistência, solidariedade e apoio à família do brigadista”, declarou o ministério.
Outro caso
Esta é a segunda morte de um brigadista registrada nos últimos quatro dias. Na tarde de quinta-feira (22), o brigadista Paulo Henrique Pereira Souza morreu durante o combate a um incêndio na região de Itiquira. O fogo registrado em um canavião, teve início na Usina Sonoroa, localizada no estado de Mato Grosso do Sul.