O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu nesta segunda-feira (19) os nomes da lista tríplice no processo de escolha do novo desembargador oriundo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo quinto constitucional.
São eles: Abel Sguarezi, Flaviano Taques e Hélio Nishiyama.
Hélio Nishiyama foi o mais votado pelo Pleno do Tribunal, com 28 indicações, seguido por Flaviano Taques (20) e Abel Sguarezi (19).
Agora, os nomes escolhidos serão submetidos ao crivo do governador Mauro Mendes (União). É a ele que caberá a escolha final do novo desembargador do quinto constitucional da OAB.
De acordo com a Constituição Estadual, o governador terá 20 dias subsequentes para definir sua nomeação.
Na sessão desta segunda-feira votaram 30 desembargadores. A lista sêxtupla da OAB era composta por Helio Nishiyama, Flaviano Taques, Abel Sguarezi, Juliana Zafino, Glaucia Amaral e Dinara Arruda.
A advogada Glaucia Amaral foi a menos votada, tendo recebido apenas quatro indicações.
Perfil
Hélio Nishiyama ocupava o cargo de Corregedor-Geral da OAB-MT antes de entrar na disputa. Especialista em direito e processo penal, ele também é membro da Comissão de Concurso Público para provimento do cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado.
Flaviano Taques é ex-Corregedor-Geral e exerce a função de coordenador Nacional Adjunto da Fiscalização Nacional da Advocacia. Ele atua como advogado há 20 anos.
Abel Sguarezi foi juiz-membro substituto na categoria jurista do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ele encerrou o biênio no dia 4 de fevereiro.