Cuiabá, 21 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Judiciário Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 10:58 - A | A

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 10h:58 - A | A

VAGA DE DESEMBARGADOR

TJ escolhe lista tríplice da OAB; Nishiyama é o mais votado

Ao todo 30 magistrados do Tribunal votaram em sessão nesta segunda-feira (19)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu nesta segunda-feira (19) os nomes da lista tríplice no processo de escolha do novo desembargador oriundo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo quinto constitucional. 

São eles: Abel Sguarezi, Flaviano Taques e Hélio Nishiyama. 

Hélio Nishiyama foi o mais votado pelo Pleno do Tribunal, com 28 indicações, seguido por Flaviano Taques (20) e Abel Sguarezi (19). 

Agora, os nomes escolhidos serão submetidos ao crivo do governador Mauro Mendes (União). É a ele que caberá a escolha final do novo desembargador do quinto constitucional da OAB.

De acordo com a Constituição Estadual, o governador terá 20 dias subsequentes para definir sua nomeação. 

Na sessão desta segunda-feira votaram 30 desembargadores. A lista sêxtupla da OAB era composta por Helio Nishiyama, Flaviano Taques, Abel Sguarezi, Juliana Zafino, Glaucia Amaral e Dinara Arruda. 

A advogada Glaucia Amaral foi a menos votada, tendo recebido apenas quatro indicações. 

Perfil 

Hélio Nishiyama ocupava o cargo de Corregedor-Geral da OAB-MT antes de entrar na disputa. Especialista em direito e processo penal, ele também é membro da Comissão de Concurso Público para provimento do cargo de Promotor de Justiça Substituto no Ministério Público do Estado. 

Flaviano Taques é ex-Corregedor-Geral e exerce a função de coordenador Nacional Adjunto da Fiscalização Nacional da Advocacia. Ele atua como advogado há 20 anos. 

Abel Sguarezi foi juiz-membro substituto na categoria jurista do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ele encerrou o biênio no dia 4 de fevereiro.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]