A juiza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Cuiabá, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, determinou, por meio de portaria, o encerramento do expediente desta terça-feira (13) devido a um incêndio de grandes proporções na área verde localizada ao lado do prédio do Poder Judiciário.
No documento, a diretora ressalta que a fumaça e a fuligem aumentaram ao decorrer do dia e, como consequência, o prédio não conseguiu impedir por completo a entrada dos poluentes, o que poderia gerar aos servidores um local impróprio, com a eventual inalação da fumaça e até mesmo intoxicação.
"Considerando a incidência de queimada na mata/área verde localizada ao lado e nas proximidades do prédio do Fórum da Comarca da Capital [...] Resolve: Art. 1°. determinar o encerramento do expediente no Fórum da Comarca de Cuiabá na presente data (13.8.2024), às 15h30", manifestou.
De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o fogo ainda atingiu os cabos de rede fibra ótica, afetando a internet nas dependências do Fórum e do TJ. Vale salientar que não haverá suspensão de prazos processuais, posto que todos os processo são eletrônicos e tramitam pelo PJe.
A coordenadoria Militar foi acionada e o Corpo de Bombeiros já conseguiu controlar o fogo. No entanto, a fumaça e fuligem contribuíram com a decisão da suspensão do expediente, a fim de preservar a saúde de todas as pessoas que circulam pelo prédio.