O fogo que atingiu a área verde próxima ao Fórum da Comarca de Cuiabá e causou a suspensão do expediente forense na tarde desta terça-feira (13 de agosto), queimou cabos de fibra ótica de internet, causando danos em serviços e no acesso a alguns sistemas do Fórum e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A assessoria do Tribunal de Justiça informou que os advogados e advogadas que não conseguiram protocolar os processos devem procurar a Certidão de Indisponibilidade para prorrogar prazos.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Thomás Augusto Caetano, a equipe técnica está trabalhando junto aos fornecedores dos produtos para restabelecer a capacidade de processamento.
Ele explicou que, no momento, a equipe trabalha com apenas uma rota. Normalmente são três. Os técnicos estão tentando refazer as configurações para que os serviços estejam funcionando normalmente nesta quarta-feira (14 de agosto).
“Importante dizer que registramos a Certidão de Indisponibilidade do PJe (Processo Judicial Eletrônico). Então, os advogados (as) podem procurar a Certidão para prorrogar os prazos processuais, caso não tenham conseguido protocolar nesta terça-feira (13). Isso para o Primeiro Grau. Para o Segundo Grau, os prazos foram mantidos porque não há relatos, nem percepção de problemas na recepção de peças processuais”, explicou o coordenador.
Fogo em terreno
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado via 193, na tarde desta terça-feira, para combater um incêndio em vegetação em um terreno baldio próximo ao Fórum de Cuiabá.
A equipe do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) agiu para conter as chamas do incêndio, que se espalhou pela área e gerou chamas altas com o risco de atingir os fios de energia elétrica.
Após a ação, os bombeiros militares realizaram o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.