Cuiabá, 20 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Cotidiano Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 09:49 - A | A

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 09h:49 - A | A

Pressão Alta

Veja quais vegetais comer todos os dias para controlar a pressão alta

Para quem busca controlar a pressão alta, uma nutricionista sugeriu consumir um determinado tipo de vegetais. Confira as sugestões!

Claudia Meireles

Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram registradas, no Brasil, mais de 551 mil mortes por doenças hipertensivas entre os anos de 2010 e 2020. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2019, em torno de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tinham pressão alta. Para quem busca controlar a condição, uma nutricionista sugeriu consumir um determinado tipo de vegetais.

Em um artigo publicado no portal EatingWell, a nutricionista estadunidense Deborah Murphy sustentou que diminuir a pressão arterial vai além de limitar o consumo de sal. De acordo com a especialista, “um vegetal em particular é uma estrela em destaque” por ser um bom aliado contra a hipertensão. No caso, são aqueles com as folhas verde-escuras.

Murphy se baseou em uma meta-análise (método que agrega os dados de dois os mais estudos) publicada no jornal acadêmico NutrientsA pesquisa científica averiguou o impacto positivo de três minerais na pressão arterial. São eles, o potássio, o cálcio e o magnésio. O trio está presente em quantidades significativas nos vegetais de folhas verde-escuras.

“O magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, aumentando os níveis de óxido nítrico, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. E o cálcio pode influenciar a pressão arterial por meio de suas ações nas células musculares lisas que revestem as paredes das artérias”, escreveu a nutricionista.

Em relação ao potássio, Deborah Murphy explicou que o mineral ajuda o corpo a eliminar o excesso de sódio pela urina. Esse processo tende a diminuir a retenção de água e o volume sanguíneo e, consequentemente, resulta na diminuição da pressão arterial. Os vegetais de folhas verde-escuras também trazem nitrato na composição.

A especialista pontuou que o nitrato passa por uma conversão no organismo e se torna o óxido nitroso. A substância atua como “mensageiro” por avisar aos vasos sanguíneos para relaxarem e dilatarem. “Assim, reduzirem a pressão arterial”, esclareceu.

A nutricionista aconselhou comer “pelo menos uma porção diária” de algum vegetal com folha verde-escura, isto é, espinafre, acelga, rúcula e couve. “A quantia equivale a uma xícara dessas verduras cruas ou meia xícara de verduras cozidas”. A especialista aconselhou adicionar os alimentos em sopas e saladas para aumentar a ingestão diária.

 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]