Devido à chuva forte que atingiu a capital na tarde desta quinta-feira (7), 5 lugares foram afetados por quedas de vegetação sobre os cabos de energia elétrica após chuva forte. A situação mais crítica aconteceu no Despraiado, com o tombamento de uma árvore de grande porte.
Equipes da Energisa e do Corpo de Bombeiros trabalham no local. Parte do atendimento no Centro Político Administrativo também foi impactada, mas já foi restabelecida. As outras localidades atingidas foram Santa Rosa e Osmar Cabral.
No estado, duas regiões estão em contingência, devido a ocorrências geradas por temporais nos últimos dias: Sinop e Barra do Garças. Somente hoje, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 39 mil descargas elétricas em Mato Grosso.
Previsão de chuva forte
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, a previsão até domingo é de chuva moderada a localmente intensa, acompanhada de raios e rajadas de vento de até 70 km/h, principal nas áreas centrais norte e sul do estado.
O coordenador de Saúde e Segurança da empresa, Heitor Galdino, alerta sobre como proceder em regiões com danos elétricos. “Ao ver fio solto, poste caído ou qualquer cenário desse tipo, isole a área e faça contato imediato com a gente pelos canais de comunicação da distribuidora ou pelo 193 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que também faz o direcionamento de ocorrências”, explicou o coordenador.